Pular para o conteúdo principal

Um Aprendizado

As posturas divergentes vistas nos terreiros de umbanda variam de acordo com a linha do Pai ou Mãe da casa, assim como as entidades que os mesmos recebem.

Muitas vezes esses dirigentes de casa são vistos como autoritários ou negligentes. Tive a oportunidade de conhecer esses dois tipos de casa. E percebi que ambas reclamações com relação á postura existiam, quando um pai e mãe são autoritários escutamos que ele "se acha", que "humilha", que "se acha Deus". Quando vemos pais que dão a corda para ver onde isso vai parar, escutamos que ele "faz vista grossa" ou que "é acomodado".

Realmente, podemos ver que nunca a postura de um pai ou mãe irá agradar 100% á todos, mas muitas vezes os pais e mães que não falam nada no momento do ocorrido, não significa que não vai ser dito nada. Sim, existe o gosto de todos em ver "colocar a pessoa no lugar". 

Presenciei mais de 5 casos de pessoas que eram á favor de falar e "colocar a pessoa em seu lugar", mas quando isso ocorreu á essa pessoa, a Babá da casa era "arrogante" e "prepotente". Sinceramente: Hilário!

A prendi na Federação Umbandista do Grande ABC, aos trancos o porque os dirigentes da casa não saiam vendo quem ta certo e errado, quem "mistifica" e quem faz show. Hoje compreendo completamente e perfeitamente, que todos os médiuns que tomam essa postura "errada", acabam tomando outro rumo, ao natural, pois se torna "fora de contexto".

Muitas vezes, se nos prendermos á agradar um ou ao outro, não conseguiremos é nada. Se sempre nos mostrar-mos fortes, nunca verão a natureza humana presente. Como uma sala de aula, como um meio social, como um grupo, se não perceberem que cada um tem que fazer sua parte, nada funciona. E como a função de mãe, pai ou dirigente de terreiro é desenvolver a espiritualidade e auxiliar á quem procura ajuda, cabe ao administrativo de cada um saber se colocar.Pois infelizmente, aos olhos dos homens a lei divina é confusa e não é imediata, mas funciona.

Obrigada á Babá Dirce e Pai Ronaldo Linares, pelo aprendizado silencioso. 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá

Parabéns!!! Nossa Querida Sandra