Pular para o conteúdo principal

Dia de Oxossi


Oxossi

 
Lenda:

"Oxossi era irmão de Ogum e de Exu, todos os três, filhos de Yemanjá. Exu era indisciplinado e insolente com sua mãe e por isso ela o mandou embora. Os outros dois filhos se conduziam melhor. Ogum trabalhava no campo e Oxossi caçava na floresta das vizinhanças, de modo que a casa estava sempre abastecida de produtos agrícolas e de caça. Yemanjá, no entanto, andava inquieta e resolveu consultar um babalaô. Este lhe aconselhou proibir que Oxossi saísse à caça, pois arriscava‑se a encontrar Ossain, aquele que detinha o poder das plantas e que vivia nas profundezas da floresta. Oxossi ficaria exposto a um feitiço de Ossain para obrigá‑lo a permanecer em sua companhia. Yemanjá exigiu, então, que Oxossi renunciasse à suas atividades de caçador. Este, porém, de personalidade forte e independente, continuou suas incursões à floresta. Ele partia com outros caçadores, e como sempre faziam, uma vez chegados junto a uma grande árvore (irókò) separavam‑se, prosseguindo isoladamente, e voltavam a encontrar‑se no fim do dia e no mesmo lugar. Certa tarde, Oxossi não voltou para o reencontro, nem respondeu aos apelos dos outros caçadores. Ele havia encontrado Ossain e este dera‑lhe para beber uma poção onde foram maceradas certas folhas, como o amúnimúyè que significa ‘apossar‑se de uma pessoa e de sua inteligência’, o que provocou em Oxossi uma amnésia. Ele não sabia mais quem era, nem onde morava. Ficou, então, vivendo na mata com Ossain, como predissera o babalaô.

Ogum, inquieto com a ausência do irmão, partiu à sua procura, encontrando‑o nas profundezas da floresta. Ele o trouxe de volta, mas Yemanjá não quis mais receber o filho desobediente. Ogum, revoltado pela intransigência materna, recusou‑se a continuar em casa (é por isso que o lugar consagrado a Ogum está sempre instalado ao ar livre). Oxossi voltou para a companhia de Ossain e Yemanjá, desesperada por ter perdido seus filhos, transformou‑se num rio, chamado Ògún (não confundir com Ogum, o Orixá)”.

Sincretismo: Sâo Sebastião

Características de Oxossi

Domínio: Matas e Animais silvestres, caça e agricultura

Metal: cobre

Erva: erva doce

Flores:Palmas

Datas Comemorativas: No Rio de Janeiro e em Porto Alegre, onde sincroniza com São Sebastião, comemora-se dia 20 de janeiro. Já na Bahia, onde sincroniza-se com São Jorge comemora-se 23 de abril.

Saudações: Okê Caboclo

Cores: Verde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá

Mais um Final de Ano Lindo 2016

Amo vocês!