Pular para o conteúdo principal


Sempre nos deparamos com o Congá (ou altar) nos centros de umbanda, ou mesmo nas igrejas, como sendo o principal local dentro do tempo. E são mesmo!
E porque muitos médiuns não dão a devida importância ao Congá? E o que faz esse local ter grande importância dentro dos nossos trabalhos mediúnicos?
O que percebo muitas vezes é que os médiuns não dão o devido valor ao estudo da doutrina e práticas umbandistas pelos mais variados motivos. Ora, se não temos conhecimentos sobre algo como saberemos se esse “algo” é importante? Não há como! Estudar é  muito importante e não há como os médiuns acharem que se tornarão melhores somente com a prática, pois estudar faz parte da evolução do médium e deve ser levado muito a sério por todos, não importando se estão na Umbanda há uma semana ou há 50 anos.

Os fundamentos do congá
O Congá é o mais potente aglutinador de forças dentro do terreiro: é atrator, condensador, escoador, expansor, transformador e alimentador dos mais diferentes tipos de energias e magnetismo. Existe um processo de constante renovação de axé que emana do congá, como núcleo centralizador de todo o trabalho na Umbanda.
Cada vez que um consulente chega à sua frente e vibra em fé, amor, gratidão e confiança, renovam-se naturalmente os planos espiritual e físico, numa junção que sustenta toda a consagração dos Orixás na Terra, na área física do templo.

Vamos descrever as funções do Congá:
ATRATOR: atrai os pensamentos que estão à sua volta num amplo magnetismo de recepção das ondas mentais emitidas.
Quanto mais as imagens e elementos dispostos no altar forem harmoniosos com o Orixá regente do terreiro, mais é intensa essa atração. Congá com excessos de objetos dispersa suas forças.
CONDENSADOR: condensa as ondas mentais que se “amontoam” ao seu redor, decorrentes da emanação psíquica dos presentes: palestras, adoração, consultas etc.
ESCOADOR: se o consulente ainda tiver formas-pensamentos negativas, ao chegar na frente do congá, elas serão descarregadas para a terra, passando por ele (o congá) em potente influxo, como se fosse um pára-raios.
EXPANSOR: expande as ondas mentais positivas dos presentes; associadas aos pensamentos dos guias que as potencializam, são devolvidas para toda a assistência num processo de fluxo e refluxo constante.
TRANSFORMADOR: funciona como uma verdadeira usina de reciclagem de lixo astral, devolvendo-o para a terra; alimentador: é o sustentador vibratório de todo o trabalho mediúnico, pois junto dele fixam-se no Astral os mentores dos trabalhos que não incorporam.

Todo o trabalho na umbanda gira em torno do Congá. A manutenção da disciplina, do silêncio, do respeito, da hierarquia, do combate à fofoca e aos melindres, deve ser uma constante dos zeladores (dirigentes).
Nada adianta um Congá todo enfeitado, com excelentes materiais, se a harmonia do corpo mediúnico estiver destroçada; é como tocar um violão com as cordas arrebentadas.
Caridade sem disciplina é perda de tempo. Por isso, para a manutenção da força e do axé de um congá, devemos sempre ter em mente que ninguém é tão forte como todos juntos!

Texto e imagem extraídos do blog: Cantinho de Francisco de Assis - Umbanda espirita crista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá

Mais um Final de Ano Lindo 2016

Amo vocês!