Pular para o conteúdo principal

Porque ser simples?


Percebo muita gente não compreendendo o quanto é importante ser simples.
Para ser humano, é mais difícil ser simples do que ele imagina. Mas as respostas estão na simplicidade. Nossa energia vital é simples, sutil e maravilhosa.
A energia da natureza (Orixás) não precisa de ritos. Mas o ser humano para sincronizar necessita de ritos. Mais por uma questão humana do que uma questão condição.
Mas dentro dessas questões o fator da medida é pontual. Qual é a medida necessária de ritos para que seja eficiente?
Quando falamos de Umbanda falamos de fundamentos (fundamental para que exista). Mas vejo frequentemente o excesso de ritos, paradigmas, tabus nesses ritos.
Quando escolhemos a espiritualidade (não somos escolhidos, uma vez que nascemos de energia) temos obrigação de escolher algumas medidas de comportamento para que haja eficiência em nossa escolha. E deixarmos a imaturidade de pensar que um Centro ou Terreiro é lugar de resolver tudo com um passe de magicas.
Será que seus comportamentos mentais, sociais e físicos estão condizentes ao recebimento espiritual? Será que existe maturidade para perceber que tudo que existe na sua vida é sua responsabilidade? Até a entrada do negativo é sua responsabilidade.
Os rituais numa gira não precisam deixar as pessoas impressionadas ou em choque. Rito se faz no dia a dia. O Terreiro é um local de orientação, para execução desse rito com melhor qualidade. E os outros dias de sua semana não são para você aguardar o resultado da sua consulta. E sim para você executar o que você aprendeu.
Quem ainda vai ao centro para receber elogios, escutar que a culpa é do outro, esperar milagres. Infelizmente esta agindo como uma criança que bate o pé que quer algo, sem consciência dos valores e implicações de suas escolhas.
Precisamos estar equilibrados durante nossa semana. Precisamos nos cuidar em nossa semana. Estar em constante vigília sobre nossos pensamentos. Constante atenção aos nossos excessos.
O Terreiro é um local sagrado, com suas firmezas simples mas eficazes, onde a capacidade de cada um se aflora. Se estamos bem aflorará, se estamos mal aflorará.
A máxima que diz: Muitas vez menos é mais e mais é menos. É o fundamento correto!
Gabriela Zequini
Mãe da Tenda Baiano Tião e Pai Benedito de Aruanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá

Parabéns!!! Nossa Querida Sandra