Pular para o conteúdo principal

Houve um tempo

Houve um tempo, que com muita convicção eu acreditava nas pessoas. Chegava a ser interpreta como ingenua, hoje sei que era na verdade demasiadamente positivista. Não acreditava em certas verdades do Mundo.
Demorei muito tempo para organizar tantas idéias em minha mente para conseguir escrever tudo que sempre senti.
Prefiro um marco, até mesmo como norte das coisas. E esse marco escolhido é a Umbanda.
Nasci e cresci no meio Umbandista. Sempre me encantei por todas as coisas que via e sentia dentro de um terreiro de Umbanda. Cheguei até a vislumbrar como seria estar lá dentro (com apenas 6 anos de idade).
Dessa vez não me fixarei em contar historia da origem da Tenda. Na verdade, hoje prefiro focar na percepção do Mundo que estamos vivendo e na conclusão que tiro á respeito dessa limpeza mais que necessária, assim como cada vez mais vejo pessoas que dizem que tentaram e se entregaram de todo coração e foram apedrejadas e transformadas em ordinárias pelo Mundo.
Sinceramente, ainda devo ter muita ingenuidade (ou inocência como os que realmente me conhecem falam). Mas vejo com um olhar de virtude.
Quando começamos a Tenda, acreditávamos, como todos ou quase todos, que iniciam um terreiro que ajudaríamos muitas pessoas. Faça me rir, muita infantilidade esse pensamento, não! Na verdade, eramos jovens sendo jovens.
 E fomos nos deparando com o principal problema, o problema que nunca imaginamos: o ego.
Lá no começo, eramos poucos, mas já de cara aprendi que num grupo, mesmo pequeno, quando uma pessoa quer desestabilizar, ela faz disso um propósito de vida. A ponto de criar evidencias onde não existe. Mas logo depois, fui aprender que o ser humano escuta "a quem ouvir" e não "o que ouvir". E obviamente parentes de sangue sempre serão fieis aos mais absurdos argumentos de sua prole. Me perguntava se era isso mesmo que eu queria, se esta disposta a uma batalha que nem sabia que estava nela. Como todos sabem, continuei. Não posso negar que acreditando que seria um aprendizado e que passaria.
Era uma pessoa extremamente vidrada em mim, forjava verdades para parecer que eu estava "copiando" sua vida. Incrível era ver o quanto obvio era para quem queria enxergar, eu chegava a "subir pelas paredes" pensando: como assim acreditam nisso? É só perguntar para qualquer mané na esquina que verão os fatos!
Até realmente receber a primeira lição: As pessoas escutam quem querem escutar e não o que precisam escutar.
Após uma grande transição na Tenda, de idas e voltas, estabilizamos nossos trabalhos. Resolvemos abrir para todos e atender o maior número de pessoas possível. Nunca deixamos de conversar em nosso intimo o quanto erramos e o quanto precisamos aprender. Sempre optamos por seguir a balança do bom senso, onde a pergunta crucial sempre foi feita: "errou querendo errar ou errou tentando acertar."
"Taí", minha segunda lição: As pessoas que erram querendo acertar são as melhores para ter ao seu lado. Elas se identificam e te amam pelo que realmente você é, não saem a "caça" de qualquer erro seu.
No início, confesso, que a palavra que mais falava para meu marido era: To caindo fora! Não abri casa para ser "macumbeira de magia negra gratuita" assim como, sempre falei: Umbanda é uma religião e não UTI das soluções divinas.
Muitas águas passaram, muitos ventos rolaram e sempre: entra grupo, sai grupo. Uns ficando e a maioria saindo. Mas desde pequena sempre vi isso acontecer na Umbanda, sempre acreditei que Umbanda e Ego nunca se misturaram e as pessoas convictas de que tinham que ser servidas e atendidas em troca de uma mensalidade, ou não muitas vezes, nunca duraram muito.
Pulando um espaço de tempo, muita água rolou, descobri minha terceira lição:
O que os olhos não veem a boca inventa. E junto com isso veio um "x" na minha testa.
As vezes acredito que se eu soubesse o poder que essas pessoas me dão eu conquistaria o Mundo. Sei claramente que isso vem de um processo todo Aquariano de minha parte, onde me exponho e não me importo (realmente) com quem resolvo deletar.
Quando me dei conta, uma grande leva de pessoas estavam se tornando clientes em meu escritório, trazidos por uma pessoa que futuramente fui descobrir a tamanha semelhança com a primeira pessoa da primeira lição... Obcecada igual, passava o tia digerindo comentários maldosos sobre os outros, digerindo comparações da minha vida com a dela, até que cansei e joguei tudo para o alto.
Fui descobrir algo assustador, as pessoas trazidas por ela em meu escritório, estavam sendo procuradas e sinceramente, essa parte do acreditar ou não, já foi a época que me interessava. Pois, algum tempo depois vejo os que chegaram á fazer acusações e injurias pesadas a respeito de ataques espirituais, hoje se portando como grandes amigos e sinceramente espero que tenham resolvido as coisas que acharam um do outro ou melhor uns dos outros. Vejo mais de 2 anos depois, pessoas que falavam coisas absurdas e criavam historias, como melhores amigos. Ai mais um aprendizado seguiu: Pessoas iguais se assemelham, pessoas que falam de pessoas andam juntas. E não adianta, naquele mês que nem na cidade você esteve, você vai descobrir que possui alguma irmã gêmea conveniente e justificando a baba venenosa que sobre o cérebro dessas mentes.
Isso sem entrar em detalhes como o aparecimento da "pica das galaxias" que só serviu para montar o caos e ir embora. Serio, até hoje não entendo como é possível alguém não se engasgar dormindo, se é que dorme. Chegou levantando abandeira de que todo mundo era errado, todos não prestavam inclusive os seus de casa. E no final, eu também. Essa precisava contar, porque tinha até banco de apostas. Ultima notícia que tive era que estava comendo pizza junto com outra bonita que pegou 5000,00 de mercadoria em meu escritório, não pagou e encerrou contato assim: acho melhor não me procurar mais. Precisava descontrair um pouco né.
Hoje estava "curtindo a quarentena", pensando numa coisa muito doida. Mas, nem quero entrar em detalhes sobre essas pessoas, pois... qual nome delas mesmo?
Mas estava pensando, o que leva uma pessoa dizer para todos que tenho inveja dela e 2 anos depois você encontra ela e o Marido, cuja eu e meu Marido considerávamos e nunca entendemos o que aconteceu, ate entendermos que só existem duas opções e fico com a segunda: esquizofrenia ou psicopatia; Voltando, eu tenho tanta inveja que hoje eles trataram de replicar exatamente o mesmo percurso que eu e o meu marido fizemos. Detalhe maior, nunca deixamos de apoiar a decisão do mesmo em todos ao nosso redor. Ultimo detalhe, causando difamação e calunia para pessoas que até do meu ciclo social eram, mas mais uma vez, os que me contaram me conhecem, os que não: palmas fiquem com eles por ai mesmo.
E por ultimo, muitas pessoas estão me perguntando com tamanha frequência o porque não me misturo, porque hoje os profissionais que contrato para trabalharem em minha casa (residencia) não são (irmãos de fé). Porque a unica coisa que faltou arrancarem de mim foi i rim quando dormia. Porque a amnesia é uma doença muito presente nessas pessoas. Porque a energia do entorno delas já traz o que merecem, assim preferindo não ter nem notícias.
E a paranoia é tanta que não conseguem aceitar que: Não, não to nem ai mesmo! E que gente feliz não enche o saco. Portanto, se ainda não me esqueceu e a vontade fervorosa é que eu me abale, caiu do cavalo, esta dando na cara a infelicidade que carrega no peito. Mas não tinha como ser feliz, pessoas que estão mais preocupadas com a forma que outros tocam suas vidas, com o financeiro de cada um, com a fé que cada um pratica, com as vistas que cada um recebe, com o sorriso e a despreocupação do outro, realmente é triste.
Aprendizado número 5: pessoas preferem sorrisos e promessas falsas mesmo sabendo que os mesmos metralham pelas costas. Afinal, o que fazem para o outro é exemplo de conduta.
Pegando essa deixa:
Oxalá gratidão por aprender que existe gente má, e quando mais você buscar seu próprio caminho  deixando cada um viver sua vida, mais você será atacado.
Oxalá gratidão por não ter iniciado a Tenda e minhas formações através de mentiras e traições. Afinal, a Umbanda ensina a lei do retorno.
Oxalá, gratidão pela lei do retorno estar sempre presente.
Oxalá. gratidão por encontrar paz dentro de meu lar e em minha solitude.
Oxalá, gratidão por conseguir escrever essa mensagem, pois muitos infelizmente confundem o meu silencio de não reagir com poder fazer o que quiser e essa será minha ultima e unica fonte de desabafo de uma verdade que caminha comigo a anos.
Oxalá, gratidão pela força que tive ao enterrar meu pai e ver pessoas se aproveitando desse momento de fragilidade.
E Oxalá, gratidão principalmente por não sentir raiva dessas pessoas e o senhor me abençoar com desencontros das mesmas, pois a unica coisa que sinto é gratidão por transformar essa carne em casca de titaneo.


Fotos escolhidas a dedo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá

Mais um Final de Ano Lindo 2016

Amo vocês!