Pular para o conteúdo principal

Batismo

Está chegando o momento muito especial na vida de um UMBANDISTA. Dia da nossa primeira obrigação. A mais singela porém a mais importante das obrigações a de PAI OXALÁ. O BATIZADO.
O que é importante pensar nesse momento? A primeira: ter certeza. A segunda: ter fé no que será feito. Terceiro: ter confiança em quem estará lhe dando a obrigação e nos padrinhos.
Para quem tem dúvida: não faça. Espere, sinta de coração que chegou o momento correto.
Nesse dia especial, nos preparamos com o preceito, para nos purificar o máximo e entrar na energia correta para sermos consagrados. Vamos ao terreiro vestidos de branco e temos ao nosso lado um casal que nos acompanhará e a nossa frente a chefe do nosso terreiro e ali acima de nós nosso PAI OXALÁ BENDITO.
E então ajoelhados e purificados, estamos reconhecendo nossa fé umbandista, a dedicação e fé nos Orixás e nas entidades, aceitamos a SAGRADA UMBANDA como nosso caminho. Diferente do batizado das crianças, que apresenta-se a criança, no batizado de um adulto, vai-se por escolha própria assumindo o compromisso diante do altar. As mãos recebem o símbolo sagrado da UMBANDA e a fronte é cruzada. Recebemos as águas puras de MAMÃE OXUM e MÃE IEMANJÁ , recebemos o sal que nos deu a origem, somos cruzados em nome de PAI OGUM, e pelas ervas da macaia e limpamos o que resta da vida profana.
Por tudo isso temos de ter certeza da amplitude do passo que será dado.
A guia recebida naquele momento tem um significado imenso, que só quem a carrega entende. É o compromisso de levar sempre os principios da UMBANDA de FÉ, AMOR e CARIDADE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá

Parabéns!!! Nossa Querida Sandra