Pular para o conteúdo principal

Lágrimas de um Preto Velho

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as... Foram sete.


Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?


E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.


A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...


A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.


A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.


A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.


A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.


A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.


A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas.


Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma
AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO-VELHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATIZADO DE OXALÁ

BATIZADO DE OXAL Á O Batismo ou obrigação de Oxalá é, sem sombra de dúvidas uma das mais importantes obrigações, pois somente aquele que é batizado poderá participar das demais. É também a mais singela de todas, inicia-se pela escolha dos padrinhos, que deverão anunciar ao pai espiritual oficialmente a intenção desse filho de fé em ser iniciado em um templo, em caráter oficial. A indumentária será sempre branca, evitando luxo e adereços desnecessários. Esse cerimonial é aquele realizado apenas quando o filho de fé já tem discernimento para decidir-se pela religião umbandista. Há um outro ritual, também intitulado Batismo, que se destina somente as crianças introduzidas ainda em tenra idade, no templo de Umbanda consistindo na apresentação formal da criança, à família umbandista e de pedido de benção e luzes espirituais a Deus e aos Orixás. Meus filhos parabéns pelo batizado. Que em 2012 a fé permaneça!! Que todos tenham muito axé, muito amor, muita alegria e muita esp

Parabéns!!! Nossa Querida Sandra

Datas comemorativas na Umbanda

20/01 - Oxossi 23/04  - ogum 13/05 - Pretos-Velhos 24/06 - São João Batista ( Patrono da Falange do Oriente )- Xangô 26/07 - Nanã 15/08 – Iemanjá ( Comemora no final do ano ) 27/09 - São Cosme e São Damião – Ibejis 30/09 - São Jeronimo – Xangô 02/11 - Obaluaiê -  Dia de finados 15/11 - Dia da Umbanda 04/12 - Inhaçã 08/12 - Oxum 25/12 - Oxalá