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Dia Especial- Ida ao Santuário de Umbanda do Grande ABC

Gratidão aos momentos incríveis que sem vocês, não haveria de ser!

Diferenças entre Macumba e Umbanda

Não confunda Macumba com o termo pejorativo usado hoje em dia. Macumba sempre foi a soma dos cultos espiritualistas na Terra. A macumba era o termo utilizado para a Umbanda antes do uso do "fundamento" criado na Umbanda. Macumba é o nome de um instrumento musical e de uma árvore. Muitos, para simplificar denominam da seguinte forma a Macumba: Nada mais é que o rito formado por mediuns dentro de um contexto fora de um "fundamento". Os macumbeiros normalmente formaram seu rito a partir de seu conhecimento próprio, com seus cultos muito particulares (vindos de pai para filho). Na Umbanda existe uma formação e uma forma característica de se cultuar os guias. Existem formações para que você se torne "mãe" ou "pai" espiritual. Existem estudos e conhecimentos adquiridos como básicos para se abrir um terreiro. A Umbanda segue um padrão básico de formação e crenças, sem mudanças. Onde os dirigentes do terreiro são preparados dentro de um ensinamento...

Médium

Dizem que sou médium, mas não quero trabalhar na corrente. Preciso trabalhar em alguma casa? A grande verdade é que todos nós somos médiuns. O que significa ser médium? Significa ser um canal de contato entre o plano espiritual e o plano físico. Mas eu não sinto nada e também sou médium? Sim. Você pode não trabalhar sua mediunidade, não conhecê-la, mas com certeza já se viu nervoso sem motivo, triste, preocupado, alegre. E isso é um meio de sentir influências do plano sútil ou espiritual. Então logo, se todos somos médiuns e cada um de nós segue uma religião, uma crença e até mesmo dentro de um terreiro, se dispoem a algum tipo de comparecimento; a resposta seria : NÃO ! Você não precisa fazer parte de nenhuma corrente mediúnica se você não quiser. A mediunidade é um meio de caridade e caridade só se faz de coração, seja ela para conosco ou para com o próximo. Mas vai aí um conselho: Encontre a casa que mais agrade seu coração e continue sua caminhada, mesmo que fique na a...

Porque ser simples?

Percebo muita gente não compreendendo o quanto é importante ser simples. Para ser humano, é mais difícil ser simples do que ele imagina. Mas as respostas estão na simplicidade. Nossa energia vital é simples, sutil e maravilhosa. A energia da natureza (Orixás) não precisa de ritos. Mas o ser humano para sincronizar necessita de ritos. Mais por uma questão humana do que uma questão condição. Mas dentro dessas questões o fator da medida é pontual. Qual é a medida necessária de ritos para que seja eficiente? Quando falamos de Umbanda falamos de fundamentos (fundamental para que exista). Mas vejo frequentemente o excesso de ritos, paradigmas, tabus nesses ritos. Quando escolhemos a espiritualidade (não somos escolhidos, uma vez que nascemos de energia) temos obrigação de escolher algumas medidas de comportamento para que haja eficiência em nossa escolha. E deixarmos a imaturidade de pensar que um Centro ou Terreiro é lugar de resolver tudo com um passe de magicas. Será que...

Cosme e Damião

Cosme e Damião ou Ibejis? Conheça a diferença No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.
Zélio de Moraes era branco, classe média, e filho de um espírita kardecista. Ele afirma que, em  1920 , o espírito que encarnara como o jesuíta Gabriel Malagrita, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se revelou a ele e lhe disse que ele seria o fundador de uma nova religião, genuinamente brasileira dedicada a dois espíritos brasileiros: O caboclo e o preto-velho. Ambas essas entidades eram frequentemente rejeitadas e tidas como atrasadas pelos kardecistas. Em meados dos anos 20, Zélio fundou seu primeiro centro de Umbanda e nos anos seguintes vários outros centros de Umbanda foram fundados por iniciativa do seu caboclo que assumira essa denominação  porque não haveriam caminhos fechados para mim . Como Zélio, os primeiros fundadores de centros de Umbanda eram antigos kardecistas e de classe média branca. Eles consideravam o Espiritismo Kardecista inadequado, pois eram médiuns de caboclos e pretos-velhos. Portanto, adquiriram gosto pelos espíritos africanos e indígenas da ...